23 de abril de 2011

Será que em 2012 teremos uma ‘páscoa’ de verdade?


A páscoa original (Pessach , que significa ‘passagem’)surgiu há 3 500 anos para comemorar a libertação  do povo hebreu   da escravidão no Egito!  Quando, segundo o relato bíblico, Deus havia punido o Egito com dez pragas até  que o Faraó   rendeu-se a vontade divina e libertou os seus servos. Momentos depois,  o Faraó se arrependeu de deixar seus escravos partirem e tentou  capturá-los novamente, porém foi tragado juntamente com seu exército pelo Mar Vermelho. Os hebreus após cruzarem o mar, agora seriam um povo livre. 

Foi quase impossível para eu ler essa narrativa e não lembrar da situação política e econômica  de nossa cidade.Assim como os hebreus , os cidadãos felipenses vivem uma situação  semelhante. Os hebreus trabalhavam para o enriquecimento do Egito e de seus líderes, ou seja, o produto de seu suor era para benefício dos outros, uma minoria rica e  exploradora. Assim é em Felipe Guerra. O dinheiro que aqui entra não é aplicado como  deveria para benefício da população e desenvolvimento do município, nos restando apenas ficarmos estagnados no tempo enquanto uma minoria egoísta   usufrui do bem público para seus propósitos ambiciosos e mesquinhos. Não respeitam a população que os elegeu durante décadas, não há misericórdia, o que impera é a ‘febre do ouro’!  Somos exportadores de  mão-de-obra qualificada! Educamos nossos filhos para que eles trabalhem fora, uma vez que aqui não há oportunidades.

Há muitos escravos em Felipe Guerra! Aqui ainda existe o Voto de Cabresto, a política do pão- e -circo e outros cânceres político-sociais. Certa vez um jovem universitário me falou que votava nesse sistema porque tinha ‘medo’ de  perder uma mixaria do serviço prestado que ganhava e temia que  sua família passasse fome. Aquilo me doeu na alma! Fiquei imaginando quantas famílias devem estar nesta situação, fisgadas pela boca, igual peixe no anzol? As pessoas enxergam a podridão, mas ainda assim preferem o chiqueiro do que a mudança.  Acusações de desvio de verbas já não são novidades, afinal ‘todo político é corrupto então temos que nos conformar, certo?’ Errado! Nunca devemos nos acostumar com o erro! E nem todo político é corrupto!  Corrupção não escandaliza mais o povo, mais parece um atrativo! Porém se houver suspeitas de que em fevereiro não haverá carnaval todos assumem seus papéis de cidadãos e exigem da administração uma festa! Que medíocre! Sabemos exigir entretenimento, mas não sabemos, nem queremos  justiça, honestidade,desenvolvimento,etc. Por isso o som do chicote ecoa por nossas ruas anunciando a colheita do que plantamos. Plantamos semente ruim no terreno chamado 'Administração' e agora colhemos os maus frutos!

Conformamos-nos com pouca coisa, assim como os hebreus no deserto sentiram falta das cebolas (Gente, olha só, cebolas!) do Egito, preferindo a vida de escravo a ter que migrar, mudar!  Muitos de nós são assim: Tememos a mudança! O conformismo nos escraviza! Até quando?

Precisamos de uma Páscoa de Verdade ! Uma verdadeira passagem do retrocesso para o progresso, da corrupção que assola à honestidade,  de regime quase Monárquico e ditatorial            para uma verdadeira democracia! De Costa para um Souza ou Silva Ou Menezes ou qualquer que seja o sobrenome. Chega de mesmice! A chamada ‘continuação’ está funcionando como um câncer maligno que consume o município pouco a pouco! Acorda Felipe Guerra! Abandona essa natureza de ‘Puta’ que você tem e que se vende por tão pouco ou muito! E vem conhecer  uma coisa chamada Cidadania na qual eu ainda creio!

Fonte: Aqui!

0 comentários:

Postar um comentário