11 de março de 2011

A INDIFERENÇA FELIPENSE PARA COM A NATUREZA!





O descaso com a natureza e questões ambientais não é privilégio nosso. Em todo o mundo sempre há pessoas ‘nem aí para a baboseira ambiental’,como alguns atrevem-se a chamar. Mas como bons críticos, temos que começar por casa, portanto, é de Felipe Guerra mesmo que vamos falar!


Fomos agraciados com muitas riquezas naturais: os olhos d’água, cavernas, cachoeiras (ainda que temporárias), o rio, etc. Mas basta uma simples visita para vermos tamanha negligência com a natureza: são descartáveis jogados nas margens do rio, dentro das nascentes, vidrinhos de entorpecentes, garrafas, etc. E quando tudo estiver sujo de uma maneira em que ninguém conseguir mais ver beleza alguma naquilo que hoje admiramos? Qual será nossa desculpa? A administração pública? Essa parece que já virou nosso ‘bode expiatório’. Todo erro cometido pela população é justificado pela incompetência dos gestores, mas sabemos que não é bem assim.


Não se preocupe, não serei eu o advogado de nossos superiores, mas gostaria de chamar sua atenção para uma coisa: A MAIOR MUDANÇA COMEÇA EM NÓS! Não adianta fazermos críticas contra infra-estrutura, se ao construírem algo em via pública, eu valendo-me de vandalismo destruo o patrimônio público. Não adianta reclamar de sujeira, se eu sou participante e conivente com a poluição! Não podemos ignorar essa questão, pois não é só ambiental é também de saúde pública!


Em vários pontos de nossa cidade há lixões em área urbana! O que é um absurdo! Eu, particularmente, tenho sido vítima e testemunha disso! Resido bem ao lado do hospital. E nesses quase três anos que moro nessa parte da cidade,a paisagem em redor tem sido lixo, queimadas (dentro, fora e ao lado hospital), o muro do hospital servindo de puleiro para urubus, entre outros! Pessoas de prestígio saem de suas ruas limpas e bem cuidadas para jogar sujeira nesse local como se ali não morasse ninguém! E como é de praxe, QUANDO A NOBREZA PECA A RALÉ SEGUE A MESMA LINHA: Vários vizinhos têm seguido o mau exemplo, e se vêem no direito de também ali colocar lixo, pois se fulano que é rico joga, por que eu não posso? Ora, dá pra entender uma população que briga pelo direito de agir como ‘porco’?


Bem, a administração também não ajuda, pois nós sequer temos uma Secretaria do Meio Ambiente, o que é uma vergonha! Felizmente, o IBAMA procurou o hospital e conferiu as inadequações no tratamento do lixo que há VINTE ANOS era queimado em terreno hospitalar! Só então com a nova gestão do secretário Marcos (vulgo, Toquinho) é que o quadro mudou! As devidas providências já têm sido tomadas.


O QUE FAZER ENTÃO SE VOCÊ É VÍTIMA DESSA POLUIÇÃO?


1º PROCURE CONVERSAR COM ESSAS PESSOAS PARA QUE DE FORMA PACÍFICA AS COISAS POSSAM SER RESOLVIDAS!


2º SE NÃO HOUVER ACORDO, PROCURE AS AUTORIDADES COMPETENTES E FAÇA VALER OS SEUS DIREITOS


3º CONHEÇA A LEI QUE CRIMINALIZA AS FOGUEIRAS E OUTRAS FORMAS DE POLUIÇÃO.


Clique no link abaixo:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9605.htm
Veja a SEÇÃO III, Artigo 54, parágrafo 2, INCISO II


Com muita gratidão pela atenção
O sempre seu, Elias de Doda!

0 comentários:

Postar um comentário